Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Jundiaí seguiu atuante em 2023

O Jardim Botânico de Jundiaí, uma instituição de pesquisa, conservação de plantas e educação ambiental, seguiu atuante no ano de 2023 em todas as suas frentes de trabalho. O programa de educação ambiental direcionado a todos os públicos, de crianças a idosos, atendeu 145 grupos em visitas monitoradas neste ano, recebendo mais de 3400 pessoas dentre os roteiros desenvolvidos no interior do Jardim Botânico e em uma área natural do bioma Cerrado que está localizada na Unidade de Desenvolvimento Ambiental – UNIDAM (Figura 1).

Figura 1 – Alunos da rede municipal de ensino em atividade monitorada em meio ao bioma Cerrado.

O programa de educação ambiental rotineiramente recebe visitantes de toda a rede escolar de Jundiaí e de municípios vizinhos, além de outros grupos organizados que desejam fazer uma visita monitorada. Em 2023, foram atendidos 38 grupos de educação infantil, 63 de ensino fundamental I, 9 de ensino fundamental II e 10 de ensino médio/técnico. Foram atendidos também 30 grupos de outros segmentos da sociedade, incluindo faculdades, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e outras associações (Figura 2). Foram realizadas também vivências com os professores da rede municipal de ensino para formações e horas de trabalho pedagógico.

Figura 2 – Grupo organizado/comunidade em visita monitorada no Jardim Botânico de Jundiaí.

A educação ambiental é um dos pilares fundamentais do Jardim, e proporciona aos visitantes o contato com a natureza e a oportunidade de conhecer as diferentes atrações em exposição. Além disso, essa interação socioambiental permite um momento de aprendizado e reflexão nos diversos espaços educativos que compõe os cenários do jardim.

Figura 3 – Alunos sentados sob a sombra do Pau-brasil, em visita monitorada no Jardim Botânico de Jundiaí.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental é composta por técnicos e estagiários que desenvolvem atividades em diversos temas. Dentre os assuntos abordados nas vivências, estão os aspectos do bioma Cerrado, da Mata Atlântica e da Amazônia, ecologia e conservação de plantas, coleções botânicas, respeito ao meio ambiente, uso sustentável de recursos, aspectos históricos, econômicos e culturais.

O agendamento de visitas para o ano de 2024 já está disponível, nos horários da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, e já poder ser realizado no seguinte endereço eletrônico: https://jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/educacao-ambiental/

Publicada em 10/01/2024