O Jardim Botânico de Jundiaí realiza ações para a conservação de espécies de plantas

As plantas que vemos no interior do Jardim Botânico vão além do aspecto paisagístico, elas fazem parte de coleções botânicas, divididas em coleções temáticas e coleções científicas de conservação. As coleções de conservação do Jardim Botânico são resultado do programa de conservação de espécies de plantas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, dois biomas brasileiros que ocorrem na região de Jundiaí – SP (Figura 1). O programa de conservação iniciou em 2011, e hoje engloba uma área de coleta de material botânico na natureza com diversas Unidades de Conservação, classificadas em diferentes categorias do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), além de outros fragmentos de áreas naturais. A contemplação de diferentes áreas contribui com o aumento da variabilidade genética do banco de germoplasma do Jardim Botânico de Jundiaí. Esse banco de germoplasma é representado pela coleção de plantas vivas que está plantada no interior e fora do Jardim Botânico, e por um banco de sementes armazenado em câmara fria.

Figura 1 – Casa de vegetação do Jardim Botânico de Jundiaí, onde estão depositados exemplares botânicos da coleção de conservação.

As expedições para coleta de material botânico de espécies da Mata Atlântica ocorrem na Reserva Biológica Serra do Japi, Parque Estadual Serra da Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Parque Estadual do Itapetinga, Floresta Nacional de Ipanema e na Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, todas localizadas no estado de São Paulo. São poucos os locais no estado de São Paulo que possuem fragmentos de Cerrado, por isso, atualmente as expedições desse bioma são feitas em alguns fragmentos no município de Jundiaí, e no Parque Estadual do Juquery, uma área de Cerrado preservada em meio a Região Metropolitana de São Paulo (Figura 2).

Figura 2 – Expedição de campo em área natural do bioma Cerrado no Parque Estadual do Juquery.

Em 2023 foram realizadas 86 coletas de material botânico (entre sementes, frutos, ramos e plantas inteiras), 17 no bioma Cerrado e 69 na Mata Atlântica, resultando na incorporação de 11 espécies do Cerrado e 58 espécies da Mata Atlântica, respectivamente, nas coleções do Jardim Botânico. Desde o início do programa até hoje foram incorporadas 5216 plantas nas coleções, de 390 espécies, sendo 310 típicas da Mata Atlântica e 80 do Cerrado. O programa de conservação já realizou 363 plantios, 221 no interior do Jardim Botânico de Jundiaí e 142 em áreas públicas do município de Jundiaí (Figura 3).

Figura 3 – Exemplar da coleção de conservação plantado no interior do Jardim Botânico de Jundiaí.

Os trabalhos de conservação vão além dos portões do Jardim Botânico, eles envolvem ações educativas, com plantios realizados nas escolas municipais de Jundiaí. Os plantios são realizados juntamente com os alunos e possui um propósito de aproximar a criança da temática ambiental e dos cuidados com o ambiente em que ela vive. Há também os plantios em áreas destinadas a arborização urbana do município, como praças e jardins, além de calçadas e canteiros. Esse enriquecimento da flora que compõe a arborização urbana traz diversos benefícios, pois, além de manter as espécies de plantas, gera recurso para a fauna e contribui para o bem estar da população.

Débora Poleis Maciel – Estagiária

Publicada em 10/01/2024