Destaques


Bióloga do Jardim Botânico representa o Brasil em evento na Colômbia

O Brasil foi representado pela bióloga Bruna Gonçalves da Silva, do Jardim Botânico de Jundiaí (JBJ), na primeira edição do Taller Regional de Jardines Botánicos de América del Sur, organizado pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) entre os dias 3 e 6 de dezembro na Colômbia.

O evento – realizado na Universidade de Tolima e no Jardim Botânico Alexander Von Humbolt, em Ibagué – também teve a participação de representantes do Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Chile, Suriname, Guiana, Uruguai e Argentina.

O Jardim Botânico de Jundiaí levou ao encontro o modelo de política de coleções de plantas vivas implantado no JBJ como ferramenta para conservação “ex-situ” (fora do lugar de origem) de espécies de plantas. “Os jardins botânicos, agora, têm pela frente o grande compromisso de se esforçar para desenvolver linhas de trabalho para integrar a conservação de espécies, a produção de conhecimento e a sociedade”, revelou Bruna.

Durante a oficina regional, foi criada a Rede de Jardins Botânicos da América do Sul, com o aval de todos os representantes dos países participantes, o que facilitará e fortalecerá o trabalho conjunto pela conservação de espécies, educação ambiental e pesquisa científica.

As futuras reuniões anuais da Rede serão sediadas por um país participante e terão como objetivos a atualização de informações, a troca de experiências e a continuidade dos trabalhos propostos no encontro em Ibagué.

Bruna, do Jardim Botânico de Jundiaí, esteve no Taller Regional de Jardines Botánicos de América del Sur

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

 

Publicada em 18/12/2019




Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN