Capoeira no Jardim

Roda de capoeiristas

Declarada patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira foi criada nos tempos da escravidão. Em 26 de novembro de 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão, durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

O Jardim Botânico de Jundiaí recebe mensalmente o grupo de Capoeira Casa da Iúna, que organiza uma roda de Capoeira com seus integrantes nas proximidades do Jardim Africano e Teatro de Arena.

No dia 3 de agosto, comemora-se o dia do capoeirista e neste mesmo mês, esta atividade completa 3 anos aqui no Jardim, recebemos a mensagem de agradecimento do grupo e publicamos aqui para uma ampla divulgação da atividade.

… “Em agosto, comemoramos 3 anos de Roda Mensal Integrada de Capoeira e Cultura Popular no Jardim Botânico…nossa como passou rápido!

Quando escolhemos o Jardim Botânico para realizar nossa atividade mensal, buscávamos um local bonito, agradável e tranquilo. Depois descobrimos que ele também é energeticamente especial.

É um prazer receber mensalmente, aos domingos de manhã, pessoas de diversos lugares que tem o objetivo de se encontrar e promover nossa cultura. Todos são recebidos com carinho e um café quentinho e logo se sentem acolhidos.

Se você ainda não teve a oportunidade de presenciar nossa atividade, venha! Sempre no último domingo do mês, das 10 às 12h. Gratidão ao Jardim Botânico por nos ceder esse espaço maravilhoso e abençoado por Deus! …”

Com carinho, Josi Borboleta e Alexandre Feijão – Capoeira Casa da Iúna

Roda de capoeira