Destaques


Educação Ambiental do Jardim Botânico atendeu mais de 4 mil pessoas em 2018

O Jardim Botânico para todas as idades, de crianças a idosos. A Educação Ambiental fechou o ano passado com 4.300 pessoas atendidas nos Projetos Vivências, de Extensão, Programa de Capacitação Interna e Grupo de Estudos do Jardim.


Projeto Vivências recebe crianças em projeto de Educação Ambiental no Jardim Botânico de Jundiaí

O Projeto Vivências recebeu mais de 180 grupos de escolas. Entre alunos, professores e assistentes foram 2.430 visitantes que percorreram os jardins temáticos e desfrutaram de atividades educativas monitoradas. Técnicos e estagiários explicaram sobre os mais diversos tipos de árvores, plantas e flores. A Educação Ambiental é um dos principais focos do Jardim Botânico, além da Pesquisa e Conservação.


Atividade lúdica de Educação Ambiental no Jardim Botânico de Jundiaí

Os Projetos de Extensão foram realizados em conjunto com instituições parceiras. Com a colaboração da UNIDAM (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), a equipe técnica do Jardim Botânico percorreu em diversas ocasiões as trilhas do Cerrado e do Horto Público possibilitando o contato de 1.013 participantes com um dos biomas brasileiros mais ameaçados, o Cerrado. O GERESOL (Gerenciamento de Resíduos Sólidos) foi outro parceiro. Atuou no atendimento às escolas municipais, totalizando 891 alunos participantes.


Equipe de monitores do Jardim Botânico de Jundiaí realiza trilha interpretada para crianças em área do bioma Cerrado na Unidade de Desenvolvimento Ambiental

A equipe técnica do Jardim Botânico mantém um programa constante de capacitação. Em 2018, os técnicos participaram de 13 eventos, internos e externos, como cursos, workshops, palestras e visitas técnicas a outras instituições para troca de experiências. As atividades buscam um contínuo aprimoramento do atendimento ao público e desenvolvimento dos projetos.  

O Jardim Botânico também promoveu o Projeto “Grupo de Estudos do Jardim”. Foram 6 encontros no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) com discussões sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente.

Atividades para todos
No ano passado, 500 pessoas participaram de 17 atividades entre cursos, palestras e oficinas. Os temas foram variados para chamar atenção de crianças e até idosos. Roteiro Infantil de Sementes, Roteiro Infantil do Cerrado, Oficina de Suculentas, Roteiro de Visita Completo no Jardim Botânico, Ecologia e Estado de Conservação da Savana Brasileira, Vivência com professores da Rede Municipal, Distribuição de Plantas matrizes para estratégias de conservação no Jardim Botânico de Jundiaí, Geologia da Serra do Japi e Curso Básico de Jardinagem, entre outros temas ligados a conservação, respeito e uso sustentável do meio ambiente foram discutidos.

Transmitir informação e sensibilizar as pessoas formam os pilares do Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Jundiaí. A ideia é que os visitantes conheçam os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado e os aspectos históricos, econômicos e culturais sobre a exploração dos recursos naturais.

Reportagem de Ana Paula Moraes

Publicada em 08/01/2019




Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN