Nesta sexta-feira, dia 19 de outubro de 2018, a equipe do Jardim Botânico de Jundiaí (JBJ) realizou uma visita técnica ao Herbário UEC da UNICAMP. Os estagiários do JBJ puderam conhecer de perto como funciona a parceria entre o Jardim Botânico e o Herbário e suas atividades. Essa parceria acontece desde 2016 e vem trazendo bons frutos para ambos. O Jardim Botânico utiliza o herbário para depositar ramos de espécies de plantas provenientes de suas pesquisas realizadas em áreas naturais pelo seu Programa de Conservação de espécies de plantas. Em contrapartida, o material depositado contribui para o acervo do Herbário UEC e às pesquisas nele realizadas.
Um herbário é constituído por uma coleção de plantas secas, conservadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa científica. O Herbário UEC é referência em trabalhos com plantas brasileiras, em especial das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Para que o Jardim Botânico de Jundiaí cumpra as exigências do enquadramento como Jardim Botânico categoria B é preciso que sejam realizadas atividades de pesquisa científica e deposição em herbário. Como o JBJ ainda não possui um herbário próprio, a parceria possibilita a manutenção dessas atividades.
A visita contou com uma palestra da Bióloga Dra. Bruna Gonçalves da Silva, da equipe técnica do JBJ, que abordou a importância da parceria entre as instituições para o Jardim Botânico e o Programa de Conservação da Flora desenvolvido pelo Jardim. Após a palestra, houve uma visita monitorada pelas
dependências do edifício, que incluiu a sala de herborização e o herbário, acompanhada pela coordenadora do herbário professora Dra Ingrid Koch que explicou as funções, rotinas de utilização e regras do herbário.
Por fim, foi realizada uma atividade prática acompanhada pela curadora do herbário Ms. Lívia Cordi. Os estagiários vivenciaram a processo de montagem de exsicatas. Exsicata é o nome dado a planta seca montada em uma cartolina, que contém todas as informações necessárias para embasar os estudos científicos. Esse conhecimento é importante para que a equipe de estagiários do JBJ se mantenha atualizada sobre as atividades desenvolvidas pelo Jardim Botânico contribuindo para trabalhos mais efetivos nos Programas de Conservação e Pesquisa e no Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo JBJ.
Publicada em 23/10/2018