Destaques


Jardim Botânico promove o II Encontro sobre Conservação do Bioma Cerrado

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, no dia 06 de Junho de 2018 o Jardim Botânico de Jundiaí promoveu o II ENCONTRO SOBRE CONSERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO. O evento foi realizado no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental – UNIDAM e teve como objetivo esclarecer e discutir, a importância e a necessidade da conservação dos remanescentes de cerrado no Brasil, na região e no município de Jundiaí.

As palestras foram realizadas pela equipe técnica do Jardim Botânico. O primeiro tema foi “Caracterização e distribuição do Bioma Cerrado” ministrada pelo engenheiro florestal Thiago Pinto Pires que apresentou as ocorrências do bioma e suas fitofisionomias.

A segunda palestra “Ecologia e estado de conservação da Savana Brasileira”, apresentada pela bióloga Dr.ª Bruna Gonçalves da Silva abordou as adaptações que a fauna e flora possuem para sobreviverem neste bioma, além de contextualizar seu atual estado de conservação.

O biólogo e estagiário Vinícius Ferracini Bissoli falou sobre “Padrões Biogeográficos do Cerrado” e explicou a possível origem e as evoluções do bioma diante das flutuações climáticas.

O “Programa de Conservação do Cerrado”, foi apresentado pela estudante de biologia e estagiária Letícia Suigh Carlos Duarte e explicou como funciona o Programa de Coleta de Sementes que o Jardim Botânico de Jundiaí realiza para promover a conservação ex-situ das plantas do Cerrado.

O evento ainda contou com a participação e a palestra do Dr. Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas, que falou sobre “Ambiente Solo do Cerrado” e citou a importância da interação das plantas com o solo para preservar suas características físicas, químicas e biológicas.

O público interagiu muito com as palestras e para encerrar, os participantes do evento tiveram a oportunidade de realizar uma trilha em um dos remanescentes de Cerrado da cidade. A atividade teve a intenção de colocar em prática todos os aprendizados obtidos nas palestras. Esse tipo de evento é fundamental para aproximar a população ao meio ambiente e valorizar a importância da conservação do Cerrado para a manutenção dos ecossistemas regionais.

Letícia Suigh Carlos Duarte (Estagiária de Ciências Biológicas)
Giovanna Moraes de Lima (Estagiária de Ciências Biológicas)
Fotos: Arquivo Jardim Botânico de Jundiaí

Publicada em 08/06/2018


Jardim Botânico de Jundiaí

Av. Navarro de Andrade, 120 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP – CEP: 13.214-010


Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade