“Patrimônio natural de Jundiaí e o papel do Jardim Botânico na Conservação de Plantas” foi o tema de uma oficina realizada nesta quarta-feira (20), pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão. A atividade faz parte da programação voltada à 13ª Semana de Museus.
O engenheiro florestal Thiago Pinto Pires conduziu o evento, juntamente com a bióloga e pedagoga Débora Scarpinelli. Um dos principais objetivos da ação, realizada no próprio museu, é divulgar a importância dos jardins botânicos na conservação de plantas e a ligação dos jardins com a função dos museus.
Edgar Aparecido Borges Junior, diretor do Solar do Barão, também destacou a relevância do tema. “São patrimônios que têm importância de conservação muito próxima, com o museu cuidando do material e o jardim zelando pelo natural. Temos a intenção de reformular o jardim aqui do Solar do Barão para introduzir mais espécies nativas de Jundiaí.”
Renato Steck, diretor do Jardim Botânico, presenciou a ação e comentou sobre a oficina. “O Jardim Botânico é um museu vivo, acervo de plantas e essa ação é interessante pela participação da Educação, pois hoje professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão fazendo parte da oficina.”Participaram também da oficina a socióloga e educadora do museu, Creusa Claudino, a professora do EJA, Claudete Formes, e a professora coordenadora de biologia da Diretoria de Ensino Estadual, Alessandra Maria Tegon Ferrarini.
Nesta quinta-feira (21), às 14h, haverá o cine debate dentro da programação do curso “História do Cinema”. Mais informações pelo telefone 4521-6259.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio