O Jardim Botânico de Jundiaí esteve presente com dois técnicos na 1ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2014, em Manaus – AM. O objetivo da reunião foi a articulação sobre a criação de um banco de espécies nativas da Amazônia no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus. Este banco de espécies funcionará como centro de distribuição de sementes e mudas de plantas da Amazônia, com a finalidade de compor coleções botânicas no interior das mais de 50 instituições e jardins botânicos de todo o país que compõe a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB). Estas coleções terão caracter científico, com dados de procêdencia e origem de cada planta produzida e distribuida, com finalidade de formar coleções de conservação biológica ex-situ nos diferentes Jardins Botânicos do Brasil.

Outra proposta da Reunião foi à realização de projetos voltados para as atividades de jardins botânicos em parques e áreas protegidas do município de Manaus, geridas pela Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus). Este trabalho será realizado por meio da implantação de coleções de plantas vivas, pesquisa e educação ambiental nestas áreas, ampliando as ações para a conservação das espécies nativas da flora amazônica.

Participaram das discussões os integrantes da RBJB, os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas) e os representantes do Museu da Amazônia (MUSA) que gerencia o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus.

Pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) estiveram presentes o presidente do Comitê Executivo – João Neves Toledo, o vice-presidente – Renato Steck, o tesoureiro – Flamínio Santana e a secretária-executiva Antonia Barroso. Também participaram das reuniões os representantes dos Jardins Botânicos de Recife (PE) e de Jundiaí (SP), Zenaide Nunes e Thiago Pires, respectivamente.

Paralelo as reuniões foi realizada uma visita técnica ao Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus, onde os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas e instalações do Jardim, além de realizar uma trilha monitorada no interior da floresta Amazônica, percorrendo o mesmo trajeto utilizado pelo programa de Educação Ambiental.

O Jardim Botânico de Jundiaí, representado pelo Engenheiro Florestal Thiago Pinto Pires, conheceu o Centro de Treinamento Agroflorestal do Museu da Amazônia (CTA/Musa), localizado no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. Este Centro está situado em meio a comunidades de assentamentos rurais que produzem alimento junto a áreas de floresta nativa, minimizando os impactos causados pela agricultura convencional. As técnicas e práticas utilizadas no manejo agroflorestal visam aproveitar os recursos naturais do local, sem o uso de insumos, defensivos e maquinários pesados. Essa prática consorcia o uso de plantas arbóreas perenes com cultivos agrícolas anuais. Buscando com o tempo a formação de uma floresta equilibrada com a presença de produtos-não madeireiros, como frutas, óleos essenciais e sementes, proporcionando o sustento dessas famílias sem prejudicar a floresta. Durante a visita foram coletadas algumas sementes de essências da Amazonia que já estão germinado no viveiro do Jardim Botânico de Jundiaí, entre elas estão: a palmeira-bacaba (Oenocarpus bacaba), a palmeira-bacabinha (Oenocarpus minor), o Ingá-chinelo (Ingá cinnamomea) entre outras.

Publicada em 12/03/2014 • Leia mais sobre