Destaques


Jardim Botânico de Jundiaí vai à Paraíba

A equipe técnica do Jardim Botânico de Jundiaí participou do III Congresso Nacional de Educação Ambiental e o V Encontro Nordestino de Biogeografia realizado na Universidade Federal da Paraíba, no período de 11 a 15 de outubro na cidade de João Pessoa – PB. O congresso teve como tema geral a “Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biodiversidade”. Foram abordados cerca de 20 eixos temáticos para direcionamento do desenvolvimento, apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos, científicos e técnico-educativos.

As atividades realizadas no III CNEA & V ENBio incluiram conferências, palestras, simpósios, debates e grupos de trabalhos, reunindo um público de cerca de 1500 congressistas vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.

Abertura CNEA

Dentre os temas abordados nos simpósios e palestras foram destacados: A importância da Educação Ambiental em comunidades e gestão de áreas protegidas; O ensino, pesquisa e interdisciplinariedade em Educação Ambiental; As Políticas Públicas e Responsabilidade Social da Educação Ambiental e a Educação Ambiental para cooperação pela água e a proteção das águas brasileiras.

As conferências realizadas trataram de assuntos como Mudanças Climáticas, Patrimonio Natural e Tradição Cultural, Desertificação, Extinção e Especiação, Bioalfabetização e Educação Ambiental Emancipatória.

Este evento foi de grande importância para a formação dos técnicos e para o direcionamento das ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico de Jundiaí, que passa por uma fase de reestruturação de seu programa de Educação Ambiental. Programa este que já atende escolas do município e região, mas que necessita de ajustes e melhorias para se adequar a Política de Nacional de Educação Ambiental.

Como objetivo para o próximo congresso que ocorrerá daqui a dois anos, está a publicação dos trabalhos em Educação Ambiental realizados pelo Jardim Botânico, que pretende expadir suas ações para além de seus jardins, envolvendo escolas e comunidades da cidade de Jundiaí.

Paralelamente ao evento foi realizada uma visíta técnica ao Jardim Botânico Benjamim Maranhão criado pelo Governo do Estado da Paraíba em agosto de 2000. O Jardim tem um enfoque de conservação in-situ, isto é, de conservação de plantas em seu local nativo, visto que possui a maior floresta densa e plana cercada por área densamente urbanizada do mundo, uma área de Mata Atlântica de 515 hectares, conhecida como Mata do Buraquinho. A visita teve como objetivo conhecer a estrutura e funcionamento do Jardim, além de realizar contato com a administração local para futuros trabalhos em rede e troca de experiências.

Publicada em 21/10/2013 • Leia mais sobre , , ,


Jardim Botânico de Jundiaí

Av. Navarro de Andrade, 120 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP – CEP: 13.214-010


Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade