Encontro sobre conservação do bioma Cerrado regional

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, no dia 11 de setembro de 2013, o Jardim Botânico de Jundiaí, em parceria com o Centro de Engenharia e Automação do IAC e a Associação Mata Ciliar, promove encontro sobre Conservação do Bioma Cerrado Regional.

O evento tem como objetivo discutir a importância, implicações e necessidades da preservação dos remanescentes do cerrado a nível regional. Essa vegetação histórica, dando nome a cidades como Campo Limpo Paulista, Jarinu, entre outras, composta de uma flora muito rica em espécies diferentes e típicas, foi a primeira a ser destruída, tanto pela facilidade de construção no terreno como por ausência de grandes árvores. Em 2009 a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a Lei de Proteção ao Cerrado, a primeira criada por uma unidade da federação para este tipo de bioma.

O programa do evento contempla apresentações temáticas e dinâmicas de grupos, tratando das questões relacionadas com estratégia de proteção, preservação e conservação de espécies da flora e da fauna nos remanescentes florestais.

As atividades deverão ser realizadas no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental – UNIDAM – Jardim Botânico de Jundiaí, Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior – Horto Florestal – Jundiaí – SP. O evento terá início às 8:00 horas e o término por volta das 17:00 horas.

O evento vem consolidar as ações do Jardim Botânico e das entidades parceiras para valorizar e preservar a biodiversidade do cerrado na região. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones: 4582-2468 ou 4523-1012

Encontro sobre Conservação do Bioma Cerrado Regional

Data: 11 de setembro de 2013 – Horário: 8:00 as 17:00 horas

Local: UNIDAM – Jardim Botânico de Jundiaí
Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior – Horto Florestal – Jundiaí – SP

Informações e inscrição: (11) 4582-2468 ou (11) 4523-1012

Público: profissionais das ciências ambientais, administradores e gerentes de empresas, engenheiros, biólogos, professores, estudante e demais profissionais interessados.

Objetivos: discutir as implicações e necessidades da preservação do cerrado regional

8h00 – Recepção e inscrições

8h30 – Abertura e boas vindas
Eng. Agrônomo Renato Steck – Jardim Botânico de Jundiaí

8h45 – Cerrado, um bioma regional
Eng. Agrônomo Afonso Peche Filho – CEA – IAC

9h45 – Coffee break

10h00 – Importância do Jardim Botânico de Jundiaí na Conservação do Cerrado
Eng. Florestal Thiago Pinto Pires – Jardim Botânico de Jundiaí

11h00 – Ações para conservação da Fauna do Cerrado na região.
Eng. Agrônomo Jorge Belix de Campos – CATI – Reg. Bragança Paulista

12h00 – Almoço