Numa parceria do Jardim Botânico com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), cerca de 20 pessoas participaram, na manhã desta terça-feira (25), de uma oficina sobre o tema “Construção de Espaços Educativos”. O objetivo foi capacitar as equipes que atuam no local, no sentido de adequá-las à finalidade de promover educação ambiental. Outros profissionais, como professores ligados à administração de espaços públicos da cidade, também participaram da palestra com o pesquisador Afonso Peche Filho, do IAC.
De acordo com o engenheiro Renato Steck, diretor do Jardim Botânico, essa capacitação representa apenas uma das várias parcerias com o IAC. Ele destaca que o Jardim Botânico recebe visitantes todos os dias e havia essa necessidade de trabalhar a equipe dentro de um conceito de educação ambiental, que é uma das finalidades da instituição.
Para Afonso Peche, o Jardim Botânico, enquanto espaço educativo, precisa ser bem compreendida. “Quando a gente passa a entender como bem cultural, enxergando valor, a fala vai mudar”, disse Peche.
Preparação
O evento desta terça-feira (25) é uma forma de preparar cada trabalhador do local para desempenhar melhor a função enquanto parte de um processo de geração de conhecimento. Do monitor das visitas ao funcionário da administração, todos têm de trabalhar a incorporação de vocábulos que dinamizem a função dentro da instituição.
A programação completa é de 7 horas, distribuídas entre a parte teórica e as atividades práticas.
Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida