Programa de Coleta de Sementes e Propágulos


O Jardim Botânico de Jundiaí possui uma equipe que realiza coletas de sementes e materiais vegetativos para propagação de espécies no viveiro de pesquisa do jardim botânico. Esta coleta vem sendo feita no interior da Reserva Biológica da Serra do Japi desde fevereiro de 2013.

São coletadas sementes e propágulos de plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas com potencial paisagistico. Além destas eventualmente são recolhidos exemplares de orquídeas caídas no solo, que caíram por distúrbios naturais e que iriam ser pisoteadas nas trilhas, estas orquídeas são colocadas nas árvores remanescentes dos bosques do Jardim Botânico.

Estes materiais coletados são identificados, por família e gênero e quando possível até o nível de espécie. São usadadas chaves dendrológicas para identificação no campo e são registradas fotos dos frutos e dos ramos, quando possível é coletado material vegetativo para herborização e encaminhamento ao Herbário do Instituto Agronomico de Campinas – IAC. Todas as matrizes são georeferenciadas e são gerados relatórios a cada visita.

Os propágulos coletados são trazidos para casa de vegetação do Jardim Botânico onde são colocados para germinação e replicação. As plantas desenvolvidas permanecem na forma de mudas até estarem aptas a serem introduzidas na coleção de plantas da Serra do Japi.





Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN