Destaques


Plantando Conhecimento: Oficina de Cultivo de Plantas no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

Foi realizada nesta quarta-feira, 12 de julho de 2017, uma Oficina de Cultivos de Plantas ministrada pela Equipe Técnica do Jardim Botânico de Jundiaí no Museu Exploratório de Ciências na UNICAMP. A oficina de capacitação foi destinada a funcionários e monitores do projeto de extensão “Férias no Museu”, realizado pela Equipe do Museu Exploratório de Ciências. O objetivo da oficina foi contribuir no preparo de uma horta que fará parte do roteiro educativo no Museu, buscando capacitar a equipe do Museu Exploratório no manejo da horta e na realização das atividades de educação ambiental.

O Jardim Botânico de Jundiaí possui uma parceria com a UNICAMP, e por meio dela são realizadas diversas atividades de extensão, entre elas está um projeto de Educação Ambiental do qual fazem parte o Herbário da universidade, o Museu Exploratório e o Jardim Botânico. Esse projeto está vinculado ao PREAC (Pró reitoria de extensão e assuntos comunitários) da universidade. Em especial nesse mês de julho, as atividades serão destinadas aos filhos de funcionários da Universidade.

A oficina foi ministrada pelo Engenheiro Florestal Thiago Pinto Pires e pela estagiária, graduanda em Engenharia Agronômica, Laura Gualter Ramires, que apresentaram os modos mais eficientes de plantio em horta, abordando a escolha de espécies para o plantio, as necessidades nutricionais e as condições ideais de luminosidade para cada espécie, bem como os diferentes tipos de solos e como prepará-los para o cultivo. Também foram abordados os principais tratos culturais para o manejo da horta, como adubação, irrigação, desbaste e capina. Foram esclarecidas as diferentes características das plantas de interesse e implementou-se a prática do plantio.

Dentre as espécies plantadas estão hortaliças, herbáceas medicinais e aromáticas, como Lavandula dentata (Lavanda), Daucus carota (Cenoura), Raphanus sativus (Rabanete), Mentha spicata (Hortelã), Ocimum basilicum (Manjericão), Acmella oleracea (Jambu), Solanum lycopersicum (Tomate), Lactuca sativa (Alface), entre outros.

Letícia Suigh Carlos Duarte
Estagiária do Jardim Botânico de Jundiaí

Publicada em 14/07/2017


Jardim Botânico de Jundiaí

Av. Navarro de Andrade, 120 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP – CEP: 13.214-010


Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade