Preparando um melhor atendimento para todos

Na última sexta, 07 de abril de 2017, a Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal esteve no Jardim Botânico de Jundiaí para realizar uma capacitação para os funcionários e monitores ambientais sobre o atendimento a pessoas com deficiência.

Foram abordados diversos temas sobre o assunto, como os tipos de deficiência existentes, necessidades de adaptação das condições locais e dos roteiros de atendimento ao visitante, buscando tornar proveitosa e inclusiva a visita da pessoa com deficiência ao Jardim Botânico.

O conceito de equidade dentro do contexto de vivência de uma pessoa com deficiência foi apresentado, que consiste no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, buscando equilibrar os cuidados de acordo com cada indivíduo. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida, saúde e disposição das pessoas.

Foi realizada uma vivência prática buscando simular situações do dia a dia de uma pessoa com deficiência ao visitar as estruturas do Jardim Botânico. Foram utilizadas vendas e cadeiras de rodas para as simulações de deficiência visual e física, assim os participantes puderam colocar em prática a atividade de guiar descrevendo o ambiente e os relevos para uma pessoa com deficiência visual, e se revezar no uso da cadeira de rodas buscando vivenciar o trajeto e detectar possíveis dificuldades do percurso.

O Jardim Botânico de Jundiaí está trabalhando e se capacitando constantemente para melhorar seu atendimento a todos os visitantes. Aguardamos sua visita.

Laura Gualter Ramires (Estagiária do Jardim Botânico de Jundiaí)

Confira as fotos:

Publicada em 10/04/2017