Conheça mais da nova Feira de Orgânicos que começa sábado (12)

A feira orgânica tem agora edições aos sábados e domingos

Com duas edições semanais a partir deste sábado (12) e domingo (13), a Feira Orgânica de Jundiaí busca ser mais do que um espaço de distribuição de alimentos, mas também um ponto de valorização do meio ambiente e da cultura rural. A feira vai funcionar aos sábados no Jardim Botânico e, aos domingos, na praça Ênio Lotierzo, ambos na região da Ponte de Campinas, sempre das 8 às 12 horas.

Nesse tipo de evento, os agricultores praticam venda direta com certificação, mas ainda sem usarem o selo de produto orgânico (voltado apenas para quem faz parte do sistema de certificação participativa ou que faz certificação por auditoria externa).
Os visitantes, assim como fiscais federais, poderão encontrar nas barracas um certificado visível do Ministério da Agricultura. Os produtores que participam dessa feira fazem parte de uma organização de controle social, a OCS Jundiaí Orgânicos.

Nesse sistema de certificação usado em Jundiaí, a organização de controle social é composta por três categorias de participantes que são os agricultores, os consumidores e os técnicos (de engenheiros agrônomos e florestais a técnicos agrícolas, biólogos ou médicos veterinários). As reuniões são mensais e visitas aos produtores fazem parte do grupo.

Quem tiver interesse em participar ou quiser mais informações sobre a OCS Jundiaí Orgânicos pode contatar a Diretoria de Agronegócios, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. O ramal é (11) 4589-8581 e os endereços eletrônicos são spompermaier@jundiai.sp.gov.br (Sérgio), fmagro@jundiai.sp.gov.br (Felipe) ou dlopes@jundiai.sp.gov.br (Débora).

Certificado e selo – O certificado de produtor orgânico conquistado pela OCS Jundiaí Orgânicos, que iniciou trabalhos em abril de 2013, permite ao agricultor apenas a venda direta ao consumidor, como ocorre também em outros dos 65 pontos da rede municipal de abastecimento da Prefeitura de Jundiaí. Já o caso do selo de produto orgânico permite que os agricultores também comercializem seus produtos em canais de venda.

Essa é uma característica da feira que passa a ser promovida aos sábados e domingos nesses dois locais.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os produtos orgânicos são frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde dos produtores e consumidores em produtos que certamente trarão mais saúde para sua família e para todo o planeta.

O endereço do Jardim Botânico é avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.400, Ponte de Campinas (confluência com rodovia Geraldo Dias). Aos domingos, a feira continua na praça Ênio Lotierzo, na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre, nessa mesma região da cidade.