Destaques


UBS São Camilo mostra que a ‘melhor idade é verde’

O Jardim Botânico foi o destino de uma nova etapa do projeto “Eu Sou a Melhor Idade”, realizado pela unidade de saúde (UBS) São Camilo. Com o objetivo de estimular a saúde dos idosos com palestras e com passeios a lugares da cidade onde vivem mas que ainda não conhecem, a iniciativa envolve o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream) em uma parceria da Secretaria da Saúde com a Secretaria de Educação.

“Nunca tinha visto esse lugar, que é muito bonito e me lembra um pouco minha criação na roça”, comentou Nayr de Souza Ferreira, que mora há mais de 50 anos em Jundiaí mas cresceu entre lugares como Itaberá ou Cornélio Procópio, no Paraná.

A visita monitorada rendeu muitas informações

A visita monitorada rendeu muitas informações

Do lago cheio de peixes até os jardins de ervas medicinais, as conversas eram variadas entre os participantes. E uma parte delas era anotada por estagiários que estudam na Escola Técnica Vasco Venchiarutti.

“Fazemos registros desse tipo de visitas porque os idosos possuem conhecimentos de vida que merecem ser valorizados”, explica a educadora ambiental Débora Scarpinelli, que já tem experiência em coordenar visitas diárias de crianças de 3 a 9 anos ao local.

Detalhes do passeio encantam participantes

Detalhes do passeio encantam participantes

O grupo tem cuidados prévios antes de qualquer caminhada de passeio, como a aferição de pressão arterial realizada pela enfermeira Viviane de Silva Suhet. O plano do projeto, iniciado em abril, é ampliar o número de participantes de 16 para 60 no próximo ano.

“Estamos trabalhando no contato de novos apoiadores. Temos até camisetas próprias do projeto, que surgiram feitas com recursos que levantamos com a rifa de um bolo muito famoso no bairro, feito pela mãe de uma enfermeira”, contou a agente comunitária de saúde Daniela Camargo, uma das coordenadoras.

Para Teresa Molmelstet, 75 anos, os passeios e as palestras formam um roteiro de apoio para os participantes. “Nossa reunião com o psicólogo melhorou nossa disposição”, ressaltou.

Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 12/06/2014 • Leia mais sobre


Jardim Botânico de Jundiaí

Av. Navarro de Andrade, 120 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP – CEP: 13.214-010


Jardim Botânico Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade