Educação Ambiental ganha formação

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, deu início à formação de monitor ambiental nesta segunda-feira (10), no Jardim Botânico. Um grupo de oito estagiários do curso técnico em meio ambiente foram contratados por meio do programa de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e nos próximos dez dias passarão por treinamentos que englobam visitas no Cream (Centro de Referência em Educação Ambiental), Associação Mata Ciliar, Base Ecológica da Serra do Japi, Dae e o Jardim Botânico.

MAIS
Jundiaí agora conta com CREAM
Jardim Botânico recebe exposição itinerante

Na tarde desta segunda os estagiários já realizaram uma visita técnica no Jardim Botânico, acompanhados do engenheiro florestal Thiago Pinto Pires.

O engenheiro florestal Thiago realiza trilha no Jardim Botânico com os estagiários

Esses monitores trabalharão no Jardim Botânico e no Cream. Eles farão monitoria, principalmente com as crianças da rede municipal de ensino. “A ideia é que conheçam um pouco de todas as áreas de visitação pública”, explica Claudete Formis, supervisora de Educação Ambiental.

Segundo Renato Steck, diretor do Jardim Botânico, os estagiários têm um contrato de seis meses a um ano com a Prefeitura de Jundiaí e receberão uma bolsa-auxílio de R$ 481,05 e o auxílio-transporte para trabalhar seis horas por dia. “É uma oportunidade para que esses alunos conheçam na prática um pouco daquilo que estudam”, afirma.

Para Stefane Santana, 18 anos, estudante da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti, as expectativas são as melhores possíveis. “Será um momento de adquirir conhecimento e passar as informações para modificar o pensamento das gerações futuras”, afirma a estagiária.

Já para Rafael Schledorn, 31, que está há pouco mais de seis meses como estagiário no Jardim Botânico, a vinda de novos alunos contribuirá para um bom trabalho de monitoramento. “Os treinamentos são essenciais para aprendermos a lidar com os diferentes públicos que recebemos”, diz.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho